terça-feira, 7 de agosto de 2012

Roupa repetida look diferente


Bem que eu disse que eu amo esse moleton cropped. Olha ele em atuação de novo. Foi a minha opção pra ir no desfile da Marisa, lá na Estação Júlio Prestes, junto com a saia de brocado e a camisa branca. Eu vivo combinando ele com camisas, porque gosto dessa brincadeira de proporção.




Camisa: P.A. / Cropped: Emme / Saia: Anamac / Bota: Zara 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Roupas antigas geram looks novos


Passou uma semana desde que eu comecei a fotografar os meus looks – sei que ainda não coloquei todos aqui - e nesses 7 dias, um turbilhão de coisas também passou na minha cabeça. De domingo a sábado, a ideia era fazer a energia do armário circular e usar uma peça de roupa que não estava sendo usada há algum tempo.

O exercício foi bem legal, por alguns motivos: 

1. vi que não são tantas assim as roupas que eu não uso, sinal de que gasto com coisas que gosto de verdade. 

2. percebi que algumas coisas, por mais que eu tenha boa vontade, não vão ser usadas. Logo, é melhor passar pra frente. 

3. entendi que outras roupas estão de lado, por pura preguiça da minha parte. Preguiça de parar e pensar a melhor forma de usá-las. Como no caso do oxford, se eu me sinto menos feminina com ele, é só optar por uma roupa mais delicada. Esse contraponto pode ser feito em qualquer outra situação, mas na correria do dia a dia, acabo indo no que é mais fácil e rápido. Lição? Na última olhadinha no espelho antes de sair de casa, vale se perguntar: esse o melhor que eu posso fazer hoje? 

4. por último e pegando o gancho do item anterior, percebi que ter um estilo bem definido e condizente com a mensagem que quero passar para o mundo – afinal as roupas são ferramentas de comunicação -, não é uma tarefa simples. Requer um exercício constante de autoconhecimento, porque só vai ser o meu estilo, aquilo que é verdadeiro. O que eu uso visando agradar outras pessoas ou porque alguém me disse que é legal, jamais vai ser visto como autêntico, porque não vem de dentro pra fora. E este é um ponto super importante, porém longo. Falarei sobre isto mais pra frente. 

Espero que eu tenha me feito compreender. Acho é importante ir colocando o que se passa nesse momento de mudança, porque não é fácil se livrar de um hábito tão enraizado como o consumo

Para essa semana o desafio é substituir a calça por saias ou vestido. No inverno, é muito fácil  usar calça e camisa todo dia, mas já que a ideia é girar o guarda-roupa e exercitar minha criatividade... Fica o desafio!

Boa semana! 

Beijos, 

Joana

domingo, 5 de agosto de 2012

Vestido que vira saia


Todo castigo pra pobre é pouco, né meu povo? Acredita que meu tripé resolveu quebrar? Que alegria - só que não! Acabei dando um jeito de colocar um pufe em cima de uma cadeira para bater as fotos. Com as imagens na mão, vamos à produção. 

Domingo é dia de almoço com os amigos. Para a ocasião, quis colocar as pernocas de fora e usar esse vestido que tava encostado há um tempão. 

Acho que ele marca muito o meu corpo, mas vi a possibilidade de compor com o cropped de moleton - que amo - e isto resolveu meu problema. Apesar dele ser tie dye, gostei da combinação com a estampa floral do vestido

Ainda assim, queria mais personalidade - e proteção - no look, por isso coloquei o echarpe de caveira e coroa. No final, curti o resultado.




Vestido e Bota: Zara / Cropped: Emme / Echarpe: Não lembro - sorry :( 



sábado, 4 de agosto de 2012

Laranja & Estampa de Leopardo


Para a "semana dos encostados", escolhi o oxford off white na sexta-feira (03.08). Eu nunca uso ele, porque fico me achando meio menininho. Então, para deixar a produção mais feminina, pensei em decote e transparência - com moderação, pq eu tava indo trabalhar e não para a balada. 

Pena que não mostra na foto, mas esta blusa é sim um pouco transparente. Para ficar mais discreta, uso com um top bordadinho na mesma cor. Ela também é um bom contraponto para uma peça despojada como a calça laranja. No final, foi o look da semana que eu mais gostei e, com certeza, vou voltar a usar o oxford. Aguardem outras fotinhas. :)


Blusa e Calça: Zara / Cinto e Oxford: Corello / Anel: Meia Sola / Óculos: Alexandre Herchcovitch para Chilli Beans

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Back to basics


Ao longo da semana, me dei conta que diariamente tava usando algo encalhado no fundo do armário há algum tempo. Por isso, resolvi fazer a "semana dos encostados", me propondo a usar uma peça “nova” por dia.


Na quarta-feira (01.08), foi a vez da calça escura. Ela andava guardada, porque tenho que mandar fazer a barra. Aqui, um truque me ajudou: puxei toda a sobra do comprimento pra baixo do pé e usei com botinha pra ninguém perceber.



Tricô, Jaqueta e Calça: Zara / Bota: Espaço Fashion / Colar: Cartel 011 / Bolsa: Meia Sola / Anel: Forever 21

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Preto & Mostarda


Na segunda-feira (30.07), foi dia de frio em São Paulo, mas não é por isso que a gente precisa sair cinza como a cidade. Para deixar tudo mais iluminado, escolhi a regata mostarda e o lenço estampado para completar o look de calça, casaco e sapato pretos.  

Uma observação sobre as fotos: eu mesma bato todas elas com a ajuda de um tripé. Coloco o timer e vou correndo me posicionar na frente da camêra. Então, paciência, vou pegando o jeitinho aos poucos.



Casaco: C&A / Regata: Cosmic / Calça: Zara / Lenço: Scarf Me / Cinto: Endossa

Vestido longo para um almoço de domingo


Apesar do blog ter começado nesta quarta-feira (01.08), eu já vinha fotografando minha "experiência" (vamos chamar assim, tá?) desde domingo (29.07). Vou aproveitar pra já colocar aqui e amanhã eu coloco as de ontem e de hoje - que por sinal, é a que eu to no primeiro post.


Essa é a segunda vez que uso esse vestido. Em outros momentos até ensaiei sair com ele, mas acabava ficando insegura. Por dois motivos: 1. o tecido faz com que eu ache a saia muito armada e 2. acho a estampa parecida com papel de parede. Mas como já tá no armário, né?! Resolvi que ele merece ser tratado com mais atenção... 

Usei pra ir almoçar com uns amigos no domingo e o resultado foi que eu voltei pra casa super satisfeita, porque todo mundo elogiou. Completei o look com óculos escuros redondo à la Janis Jopling e bolsa com carinha de vintage.



 
Vestido: Antix / Sapatilha: Di Fiori / Bolsa: Arezzo / Cinto: Queen / Óculos: Alexandre Herchcovitch para Chilli Beans

Casa de ferreiro espeto de pau



Se você caiu aqui por acaso, não se assuste, eu sou uma pessoa legal e calma, mas nesse post, vou direto ao ponto (doa a quem doer): cansei de não ter dinheiro, por gastar tudo com roupas, sapatos, bolsas, acessórios... Quero ser uma pessoa econômica e hoje começo uma nova fase. Se tudo der certo, eu chego lá! Como primeiro passo, tenho que parar de consumir (até pq não tenho $$$) e reconsiderar os meus valores.

Pode parecer estranho ver uma pessoa que trabalha com moda, dizendo que não quer mais comprar roupas. Mais estranho, porém, é ter a possibilidade de fazer mil combinações com o que eu já tenho (sim, porque eu tenho conhecimento suficiente pra isso) e continuar gastando como amadora.

Então, hoje, dia 01/08/2012, to tomando a coragem de começar minha mudança. A partir de agora, vou postar as novas experiências que terei com as roupas que já estão no meu guarda-roupa. Gostei dessa palavra: experiências... Mas é isso, as roupas/moda devem trabalhar a nosso favor, para aproveitarmos as coisas boas da vida, e não nos fazer escravos delas, por ansiedade para comprar um sapato que "temos" que ter e, principalmente, com o valor do cartão de crédito no final do mês.

E, mais uma vez, se você caiu aqui de paraquedas e ainda não sabe quem eu sou, meu nome é Joana Maranhão - como o nome do blog. Super criativa! Atualmente, sou repórter online da revista Harper's Bazaar. Sou formada em Design de Moda e pós graduanda em Marketing de Moda & Comunicação. Tenho formação em Personal Stylist e Personal Shopper. Quem quiser me contratar, #tamojunto. Além disso, fui produtora de moda, apresentadora de um quadro de moda na TV, figurinista e, acredite, bancária.

Conto com a ajuda da minha mãe, do meu irmão mais novo e com minhas amigas Ana Paula, Michelle, Flavinha e Heloisa - que acompanham de pertinho os surtos de consumo que eu tenho - e com qualquer outra pessoa que queria me dar um apoio moral.

Só para ficar mais claro, meu primeiro objetivo é ficar até dezembro sem comprar. Cinco meses sem gastos... Dá pra aguentar, né? Vamos ver! Ah, mas posso aceitar presentes, hein!? 

Feitas as devidas apresentações e colocados os objetivos, posso começar a trabalhar...

Seja bem-vindo!

Beijos,

Joana